terça-feira, 6 de março de 2012

Relatorio da Reuniao dos Pontos de Cultura-Regiao Norte



Em Joinville,Local:Amorabi data 02/03/2012
Estiveram presentes:
Sr Gilson Maximo- Associação Cultural Matakiterani



Representante Estadual | Pontos de Cultura/SC
Sr Losvan-Secretario Regional
Sr.Gilberto-Tucunare Producoes Culturais


1. Sociedade Cultura Artística – SCAR-PC Villa Coral-
Violeta Polo e Edilma Lemanhê

2. Movimento De Consciência Negra do Vale do Itapocu- MOCONEVI - Projeto Mestre Manequinha – Fomentar e Preservar a Arte e Cultura Afro no Vale do Itapocu –Sra Marlene Rosa dos Santos

3. Grupo de Teatro Vivo Teatro Vivo –Srta Mara
5. Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga - O Itinga Pede Passagem –Srta Samanta Coehn  e Sr Cristovao Petri

6. Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville - Pólo de Produção Musical –Sr Geraldo e Maestro Voldis.

7. Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina – Ponto de Cultura de Difusão dos Tambores Japoneses em SC.
Mario Sato

8. FECAMPO - Fundação Educacional de Campo Alegre - FECAMPO: Semeando Cultura-Sr Ivo e Elizabeth Kestering, Sra Marilia.

9.Portal Cultural do Contestado-Sr James Miguel Lanke



1.Troca de experiências entre os Pontos de Cultura

2. Levantamento das demandas dos Pontos de Cultura
Se apresentaram os Pontos de Cultura com seus relatos das atiividades exercidas,apresentando os seus resultados:
a)Itinga Pede Passagem,com objetivo de valorizacao dos moradores do Itinga,no lugar onde vivem,no limite das cidades de Joinville e Araquari;a melhora da auto estima e resgastada no cursos de artesanato.
b)Federacao das Associacoes Nikkeys de SC-Difusao dos Tambores Japoneses em SC:
Desenvolvido nas cidades de Joinville,Florianopolis,Sao Joaquim,Frei Rogerio,Curitibanos e Cacador,devido a atuar nestas cidades,as dificuldades de formacao dos monitores e ter os profissionais para ensinar esta arte milenar japonesa.
As dificuldades para ter local para os treinos, necessitando local que nao perturbe a vizinhanca, devido ao som dos tambores.

c)SCAR-Villa Coral:apesar do dificil acesso ao Morro do Boa Vista,03 professores trabalham com a comunidade desenvolvendo as artes cenicas,com as historias da familias locais ,com roteiro,musicas desenvolvidas pelos proprios alunos.

d)Ponto de Cultura Polo de Producao Musical-Corpo de Bombeiros Voluntarios de Jlle:iniciou-se com a formacao da Banda Mirin,com outros instrumentos,tais como flauta,sax,alem do desenvolvimento de bombeiro mirin,com cursos especificos,tambem atuam no desenvolvimento com musica,apresentam-se apos atingitrem a idade de 16 anos,muitos deixam o PC para procurarem outros cursos ,tem dificuldades pra o local do treino,devido ao ruido traz incomodos para a vizinhanca

e)Fecampo-Semeando Cultura:trabalham na area de ceramic,pintura,marcenaria,tecelagem.Parceria co APAE,com dificuldades com evasao dos alunos no periodo da safra do Pinhao,tambem pela falta de profissionais para dar aulas.

f)Ponto de Cultura Teatro Vivo-Jaragua do Sul,com inicio em 2010
realizando oficina cenica e manipulacao de bonecos.Tiveram recentemente uma enchente que inundou sua sede no centro de Jaragua do Sul.

g)Ponto de Cultura Moconevi-Movimento de Consciencia Negra do Vale do Itapocu.Movimento existe ha 10 anos na defesa contra o racism,atua em dancas do boi de mamao,bonequinhas negras(retalhos) capoeira,,devido a falta de salas, o movimento do grupo de dancas nao deu continuidade,outra dificuldade ‘e trazer mais participantes afros para o Ponto de Cultura.

h)Portal Cultural do Contestado-Canoinhas,atua na area cultural da historia do Contestado, de mostra gastronomia (mingau)filmes,cinema;e com esta questao cultural,vai desenvolver e ajudar o turismo,trazendo grupos de teatros,irao realizar a Sapecada do Pinhao.Oficinas de fotografias,exposicao de artesanatos em bambu.

Diagnóstico da Rede de Pontos de Cultura

3.1 Situação do convênio
-aguarda-se para  Abril a Terceira parcela.
3.2 Situação das prestações de conta-cerca de 20% foram avaliadas,nao havendo problemas,mas as diligencias estao sendo feitas para esclrecimentos finais.

3.3 Situação do repasse da terceira parcela
-ainda indefinido.
3.4 Comunicação e divulgação-Utilizar o blog dos pontos de cultura de Santa Catarina.
Situação do Programa Pontos de Cultura em SC


4.1 Tamanho da Rede
-atualmente com 58 Pontos de Cultura,sendo que no total sao 66.
4.2 Utilização dos recursos do rendimento de aplicação

Aguarda-se para utilizar na organizacao da Teia Catarina
Os recursos restantes devem ser aplicados em Mostra Regionais,Interacao entre as Regionais.
4.3 Ampliação da Rede de Pontos de Cultura
 ,com tendencia para desenvolver na area estadual e municipal.

Situação do Programa Cultura Viva

5.1 Redesenho do Programa Cultura Viva
Que sejam mantidas o carater  conceitual e filosofico,com preservacao da Autonomia;Empoderamento e o Protagonismo.

5.2 Perspectiva da continuidade das ações

Deve-se criar uma politica de fomento,se possivel,utilizando-se a receita das aplicacoes
 5.3 Situação orçamentária do programa
 
Discutiu-se o porque do nao pagamento das apresntacoes artisticas?
Foi solicitado que os projetos do MInC,sejam disponibilizados na Rede dos Ponto de Cultura.

Teia Catarina

6.1 Data e formato do evento
Que sejam respeitadas o que ja foi planejado ate agora para Teia Catarina, com realizacao do pregao eletronico, e outros itens do planejamento efetuado.
6.2 Participação dos Pontos de Cultura na organização

Com apoio total dos Pontos de Cultura da Regiao Norte de Santa Catarina.
6.3 Fórum Estadual de Pontos de Cultura

6.4 Mostra Artística
 -sejam adequados o numero de participantes para a apresentacao na Mostra Artistica.


7. Teia Sul e Teia Brasil
7.1 Informes e organização
Foi solicitado que sejam trazidos para Joinville,caso nao seja efetivado no Parana a Teia Sul.
Foi apresentado que para os Pontos de Cultura,continuem,a guardar os documentos,das atividades,com relatorios,questionarios,relacao dos alunos,fotos e outros documentos,que com a nova politica de premiacao,na prestacao de contas poderao ser premiados as atividades que forem avaliadas como importantes para o desenvolvimento cultural da cidadania.

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